ATPS FILOSOFIA
2013
Dificuldades da Implantação da Filosofia no Currículo Escolar
De acordo com o texto "A Natureza da Filosofia e o seu Ensino" escrito pelo filósofo Desidério Murcho, explica a dificuldade da implantação do estudo de filosofia e como ela é caracterizada, isto é um questionamento da vida, divergindo assim com outras disciplinas como matemática e física, fugindo dos princípios da escola, que é mostrar ao aluno a origem, a razão e o porque, como por exemplo, não questionando a existência de um Deus, desprezando resultados como a ciência.
Filosofia se faz pelo pensamento, questiona as ideias dos filósofos, questiona a vida.
Um dos problemas filosóficos é que não se tem metodologia cientifica e não tem formas para tentar resolve-los.
A ciência apresenta resultados, isto interessa as pessoas e não as razões que temos para pensar que as teorias são verdadeiras ou aproximadamente verdadeiras. As pessoas estão mais interessadas em compreender as teorias cientificas que pressupõe que são verdadeiras porque aceitam as ideias e conclusões dos cientistas ao invés de saber as razões que os cientistas tem em saber que são verdadeiras.
Cada filósofo tem sua teoria e devemos estuda um a um, porque cada um tem um jeito de pensar e discutir sobre determinado assunto.
O estudante deve ser estimulado a pensar, a discutir os problemas, este é o fundamento da filosofia.
É isto exatamente o ponto de dificuldade de implantar a disciplina de filosofia nas escolas, pois os educadores devem obedecer a grade curricular e explicar um resumo do que é a filosofia e não explicar os pensamentos dos filósofos, fazendo com o que o aluno reflita e pense sobre a teoria, questionando sobre o porque daquele assunto abordado, pois é muito mais fácil falar sobre matérias que tem a razão como ponto chave do que disciplina em que é necessário o aluno questionar e debater.
Bibliografia: