Fundamentos filosoficos da educação
CURSO DE PEDAGOGIA
FUNDAMENTOS FILOSOFICOS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Potiguara Acácio Pereira
Filosofia da Educação
A filosofia é a ciência que transcende a experiência, ou seja, é a ciência que estuda a essência profunda das coisas, o todo, os valores individuais e sociais, da natureza, da linguagem e do conhecimento, a qual trabalha com conceitos abstratos, procurando definir princípios gerais, respondendo assim, as questões fundamentais da vida e da morte.
Desde o século VI a. C., quando ocorreu o surgimento da Filosofia, ela foi posta como uma nova ordem de pensamento, onde não podemos afirmar que sendo considerada assim, seja suficiente para defini-la. Isso se torna uma tarefa impossível, pois encontrar uma definição pronta teremos uma constante busca pelo aprender. A pergunta não é de onde vem tal coisa, mas de onde vêm todas as coisas. Não perguntar-se quem é tal homem, mas quem são todos os homens. A explicação deve ser sobre toda a realidade e não somente para parte dela. A grande novidade é que os filósofos vão usar a razão para fundamentar seus argumentos ao implantar esta disciplina nas escolas. As questões que a filosofia coloca ajudam-nos a compreender melhor o mundo que nos rodeia e a tomar atitudes críticas em relação às respostas ou soluções que vão sendo apresentadas para os problemas da sociedade, com o objetivo de alcançarmos um mundo cada vez melhor.
Segundo Desiderio Orlando Figueiredo Murcho, filósofo português nascido em dezoito de Maio de 1965, autor de diversos livros como: As Sete Ideias Filosóficas Que Toda Gente Deveria Conhecer, O Lugar da Lógica na Filosofia entre outros. Já o livro A Natureza Da Filosofia e Seu Ensino, o filósofo aponta as dificuldades de implantação da filosofia no currículo escolar, e o problema do ensino da filosofia, por ser uma disciplina que apresenta poucos resultados consensuais, ou seja, não há respostas certas ou erradas, diferente de disciplinas como a