fundamentos filosoficos
Etapa 1
A importância da filosofia na sociedade
A filosofia é a ciência que transcende a experiência, ou seja, é a ciência que estuda a essência profunda das coisas, o todo, os valores individuas e sociais, da natureza, da linguagem e do conhecimento a qual trabalha com conceitos abstratos ,procurando definir princípios gerais ,respondendo assim as questões fundamentais da vida e da morte .
Com o surgimento da filosofia, ela foi posta como uma nova ordem de pensamento, onde não podemos afirmar que sendo considerada assim, seja suficiente para defini-la. Isso se torna uma tarefa impossível ,pois encontrar uma definição pronta teremos uma constante busca pelo apreender.
Os filósofos eles usam a razão para fundamentar seus argumentos ao implantar esta disciplina nas escolas.
As questões que a filosofia coloca ajudam-nos a compreender melhoro mundo que nos rodeia e a tomar atitudes criticas em relação às respostas ou soluções que vão sendo apresentadas para os problemas da sociedade, com o objetivo de alcançarmos um mundo cada vez melhor.
Segundo Desiderio Orlando Figueiredo Murcho, filósofo português nascido em dezoito de Maio de 1965, autor de diversos livros como: A Natureza da filosofia e seu ensino ,o filosofo aponta as dificuldades de implantação da filosofia no currículo escolar, e o problema do ensino da filosofia, por ser uma disciplina que apresenta poucos resultados consensuais ,ou seja, não há respostas certas ou erradas, diferente das disciplinas como a física e a história que há resultados consensual.
Partindo o principio que filosofar é pensar, é ser critico isso nos leva a perceber o quanto este ato nos abre portas e janelas que nem sempre chegam ao resultado final, nem tão pouco resolve as diferenças, mas nos inspira a aprofundar a ciência que há nas grandes e nas pequenas ideias.
O papel educacional da filosofia se concentra no desenvolvimento do senso critico, aumentando a consciência reflexiva do homem,