Fundamentos Filosoficos
Fundamentos Filosóficos
ATPS
Fundamentos Filosóficos
Campinas, 25 de setembro de 2012
A importância da filosofia na sociedade e na educação
O ser humano como ser racional, questiona-se sobre tudo o que o rodeia. Essa reflexão está mais aguçada quando se trata dos filósofos.
O filósofo é concebido como aquele que busca o conhecimento puro e não se deixa corromper por sistemas preestabelecidos, prontos dentro da estrutura social.
É necessário, que o olhar possibilite a revisão dos modelos socioculturais, que estão representados na sociedade.
Nessas circunstâncias os modelos apresentados podem ser reexaminados, mas nunca resolvido sempre apontados.
A Filosofia vai além do saber teórico, é querer saber, provar, comprovar o seu conhecimento, permitindo um novo olhar sobre circunstâncias já existentes, pela lógica e pela compreensão dos porquês da sociedade, pensar e agir de determinada forma. Cabe-lhe, além disso, auxiliar na busca da dimensão, de como deveriam ser as pessoas e suas possibilidades e quanto maiores às possibilidades de escolha mais difícil e complexa é a decisão.
“Conhece-te a ti mesmo”, representa a busca de identidade pessoal e social do indivíduo e da sociedade, revelando a relação da finitude com as potencialidades.
Diante disso vemos que a educação formal na escola, deve proporcionar contínua transformação ao indivíduo e possibilitar a reconstrução social, que sempre irá acrescer novos conhecimentos ao seu repertório, que está inserido em estrutura familiar, social e cultural.
E o papel do filósofo na educação é o de ajudar a desvelar as exigências e as necessidades no processo de ensino - aprendizagem, com isso a filosofia propõe a educar o pensamento tornando-o questionador e mais consciente de si mesmo. Neste caso é trazer a reflexão filosófica para o âmbito das teorias e práticas pedagógicas, não se ocupando em fazer, mas de como fazer.
Qual a parte