Escrituração de Livros e Comercialização de Mercadorias
Escrituração de Livros e Comercialização de Mercadorias
OSASCO
2011
Contabilidade Comercial I
Escrituração de Livros e Comercialização de Mercadorias
OSASCO
2011
ASSUNTOS PESQUISADOS
Pesquisa Bibliográfica sobre meios de escrituração contábil
Escrituração dos livros Contábeis
Escrituração dos Livros fiscais (comerciais)
Atividades principais e acessórias de comercialização de mercadorias
Bibliografia sobre os meios de
Escrituração contábil.
A escrituração deverá abranger todas as operações do contribuinte, os resultados apurados em suas atividades no território nacional, bem como os lucros, rendimentos e ganhos de capital no exterior.
Numa época em que a importância da informação é indiscutível, parece ser óbvio que a escrituração contábil de qualquer empresa ou organização é uma necessidade e não um luxo.
A escrituração contábil é composta pelo registro de fatos administrativos que alteram de forma qualitativa ou quantitativa o patrimônio e estes registros devem ser expostos através de demonstrações contábeis. é que não deve se confundir a escrituração contábil com simples registros de livros específicos (como, por exemplo, o livro caixa). A contabilidade, como ciência, utiliza-se de informações advindas de todos os setores da empresa, e não só da tesouraria. Entre os setores que geram informações relevantes, poderíamos destacar o faturamento, a produção (geradora de custos), a administração de recursos humanos (folha de pagamento e encargos), o fiscal (apuração de impostos) e o financeiro (contas a pagar e a receber). A contabilidade deve escriturar toda a movimentação financeira, inclusive