natureza
A Natureza da Filosofia e o seu Ensino, de Desidério Murcho Plátano: Este Trabalho tem por objetivo mostrar a professores e estudantes, elementos estruturantes para que o ensino e o estudo da filosofia e o que ela deve ser.
Como uma sociedade pode comportar duas realidades tão diferenciadas na educação: Este texto mostra diferentes ambientes escolares, questionando os critérios utilizados para distinguir as necessidades especiais das necessidades comuns e vice-versa, em particular no contexto escolar, a compreensão de que a inclusão e integração de qualquer cidadão, com necessidades especiais ou não, são condicionadas pelo seu contexto de vida, ou seja, dependem das condições sociais, econômicas e culturais da família, da escola e da sociedade.
Em que medida a Indústria Cultural interfere na realidade da educação contemporânea: Este artigo mostra como a moderna sociedade capitalista forma os indivíduos de que necessita para reproduzir-se, utilizando a educação, desde as interações com outros agentes, como a cultura e suas interfaces.
Até que ponto a teoria de Pierre Bourdieu se aplica à nossa realidade: Este artigo apresenta um programa para aplicação da forma de investigar de Pierre
Bourdieu às pesquisas em ciências humanas e sociais. A partir da exposição sobre as suas fontes e práticas epistemológicas, o artigo discute o sistema de conceitos que Bourdieu, utiliza e desenvolve um roteiro genérico de pesquisa baseado nas suas investigações.
Conclui com um resumo das críticas às suas concepções e uma apresentação sintética do seu legado.
A Natureza da filosofia e seu ensino:
O Filosofo Desiderio Murcho, através do artigo “A natureza da filosofia e seu ensino” nos leva a refletir sobre a importância da filosofia na compreensão da sociedade e do mundo em que se vive, ressaltando as dificuldades de implantação da filosofia no currículo escolar.
Defendendo duas ideias principais, primeiro a compreender a natureza aberta e especulativa da