Natureza
A Natureza consiste em tudo o que não sofreu intervenção antrópica, ou seja, toda a vegetação, animais, micro-organismos, solo, rochas, atmosfera e fenômenos que não foram originados por atividades humanas. Entretanto, o Homem é também parte constituinte da natureza – pois, além do termo natureza fazer referência aos fenômenos do mundo físico, também alude à vida de modo geral.
Pode-se dizer que a Natureza proporciona todas as matérias-primas essenciais para a concepção dos bens utilizados pela população humana no cotidiano, estabelecendo uma relação de dependência de todos os elementos que a compõe – a vida humana está atada a estes componentes naturais. Apesar de realizar ações que depredam o meio-ambiente, contaminando-o com resíduos que provocam efeitos negativos ao seu equilíbrio e danos ao ecossistema e aos seres vivos ali presentes – inclusive à saúde humana – o Homem tem desenvolvido meios para obter o desenvolvimento sustentável, com políticas de preservação e conservação da Natureza.
Tendo em vista a definição de Natureza, que exclui os objetos produzidos por via humana, o homem que opera ao ar livre, de fato, é o que tem contato com a genuína Natureza, com o meio-ambiente que não foi alterado pelo Homem.
Entretanto, ao concebermos o Homem como parte constituinte da Natureza, por esta encerrar todas as formas de vida, prevemos que o homem que não trabalha em contato com a terra, ao ar livre, mas convivendo com outros homens, também está em contato com a Natureza.
Os elementos da foto sugerem a interação entre os humanos – as mãos entrelaçadas – e o contato destes com a Natureza, simbolizada pela flor. Tudo isto pode ser compreendido como a Natureza – de verdade.