A evolução histórica da contabilidade
O que seria a Contabilidade?
“ A Contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio, objetivando representá-lo graficamente, evidenciar suas variações, estabelecer normas para sua interpretação, análise e auditagem e servir como instrumento básico para a tomada de decisões de todos os setores direta ou indiretamente envolvidos com a empresa.
A Contabilidade é a ciência que estuda e pratica, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza econômica. “
(Hilário Franco)
A evolução histórica da contabilidade
Desde a antiguidade, junto às primeiras manifestações humanas , com o início da ideia de proteção à posse e de perpetuação dos bens materiais de que o homem dispunha, já começa a história da contabilidade.
O homem desde o início quer estudar os fenômenos que afetam seu patrimônio. Sem conhecer números,ele começa a pensar e tentar avaliar se a quantidade de cabeças no seu rebanho cresceu, se suas plantações estão mais fartas e etc.
Em certo ponto ele teve de se questionar como registraria essa mudança (aumento ou diminuição) em suas posses.
Aqui entra a função da contabilidade já no início da civilização : avaliar a riqueza do homem ; avaliar os acréscimos ou decréscimos dessa riqueza. Teóricos afirmam que isso existe desde entre seis e quatro mil anos antes de Cristo.
Com certeza a contabilidade iniciou-se empiricamente , como por exemplo um homem que poderia contar seu rebanho usando pedrinhas para simbolizar cada animal. Ele poderia separar uma pedra a cada animal que entrasse para sua posse,e retirar uma pedra por animal morto ou que fugiu.
Mesmo que aí ainda não era uma ciência propriamente dita, a contabilidade já existia. Mesmo sem moeda,escrita ou números , esse tipo de inventário