A evolução histórica da contabilidade
1. Introdução
O presente artigo tem como finalidade expor a importância da contabilidade como ferramenta competitiva no mundo contemporâneo em que estamos inseridos e evidenciar o não reconhecimento da profissão contábil, mesmo esta sendo tão antiga. Como relata Iudícibus (1997, p.31) “A essencialidade e, por que não dizer, a extraordinária beleza desta nobre e antiga disciplina é por poucas reconhecidas, e estes poucos são normalmente, pessoas de grande experiência e descortino”.
Muitos usuários, tanto internos como externos, não têm explorado todo seu contingente de informações. Seja por desconhecimento das informações que se pode obter ou por mera subestimação da ciência. A segunda alternativa acaba se igualando à primeira, uma vez que o agente subestima dor não conhece sua importância em uma economia de mercado, como essa que praticamente o mundo inteiro se encontra nesse século XXI. Frente a esse cenário de competitividade acionária e o número cada vez maior de multinacionais, torna-se até ignorância não entender que a contabilidade é de extrema importância para o crescimento e o destaque em qualquer empreendimento.
Cabe, especialmente, aos profissionais da área mostrar que o contador não é um mero “guardador de livros” e nem um profissional substituível por sofwares.
A contabilidade como ciência antiga e de eficiência comprovada não pode perder sua importância real. E é diante da certeza de sua eficiência que procuramos evidenciar tal importância ao longo do tempo em alguns lugares do mundo.
Para dar maior credibilidade ao tema desenvolvido no artigo, fora elaborado por intermédio de pesquisas bibliográficas, a coleta de textos em livros e documentários encontrados de alguns teóricos que abordam sobre o tema proposto no artigo.
2. A Origem da Contabilidade
Não há um conhecimento direto sobre quem inventou a contabilidade, mas sabe-se que é uma