A eticidade no direito penal
TEMA: A ETICIDADE NO DIREITO PENAL.
DELIMITAÇÃO DO TEMA: Destinado, única e exclusivamente, ao direito penal e suas vertentes.
OBJETIVO GERAL: Estudar as mais variadas características do nosso Direito Penal, baseando-se em valores morais e éticos. Como proceder e qual atitude tomar diante de cada caso. Analisar os princípios que levam um indivíduo a cometer um crime, quais as suas consequências e até que ponto podemos julga-lo e defende-lo visando não apenas o mérito profissional e a fortuna e, sim a eticidade do fato diante de cada caso.
BREVE JUSTICATIVA: Um tema de grande importância como esse não foi escolhido ao acaso. Hoje, com o aumento da violência e, consequentemente, dos crimes, cada vez é mais importante discuti-lo. A função dos advogados criminalistas cada vez se torna mais complexa e abrangente. Mais e mais traficantes, bandidos e assassinos, por exemplo, vêm surgindo, dando um trabalho cada vez maior para os detentores. Porém, para muitos advogados não interessam valores e virtudes e, sim apenas a questão financeira e expositiva (posição social). Desta maneira, seguindo esse aspecto, é que fundamento e escolho, cautelosamente, este tema. Até que ponto para nós, futuros advogados, uma causa judicial é ética ou não? Defenderemos assassinos simplesmente por dinheiro e questão de status? Mas e se fosse você um parente, um pai, um irmão de uma das vitimas, teria você o mesmo ponto de vista sobre a defesa de um bandido?
Pensando sob esse aspecto que elaboro este projeto de pesquisa de extrema relevância, pensando e avaliando a eticidade dos casos no ramo penal: até que ponto podemos defendê-los ou