Metropolização
Os aglomerados isolados começam a fazer parte do mesmo espaço da cidade. Manifestando-se o fenômeno metropolitano, independente da divisão politico-administrativa. Em uma região metropolitana existem vários municípios que podem evoluir conforme a atividade econômica dada pelo seu crescimento e desenvolvimento, que estão situados geralmente num “ponto geográfico urbanizado”.
O fenômeno metropolitano não ocorre somente com a presença de pólos de atividade econômica, e sim para que uma área ou região seja metropolitana, eles devem existir. A conurbação não é essencial de criação de todas as regiões metropolitanas e pode não estarmanifestada em sua totalidade.
Segundo Cadaval e Gomide (2002) a metropolização é um processo de expansão urbana, caracterizada pelos fluxos econômicos sociais e dos vínculos culturais de cidades vizinhas.
A legislação federale as leis complementares estaduais diz que a criação de regiões metropolitanas tem como objetivo organizar e promover a integração do planejamento e a execução das “ funções publicas de interesse comum ” podendo causar impacto nos municípios vizinhos.
A partir desses conceitos, pode-se dizer que a criação de regiões metropolitanas esta ligada a presença de elementos econômicos, sociais e urbanos interdependentes, existentes num conjunto de municípios, criando características próprias de cada local, haja vista a criação de regiões metropolitanas com critérios distintos dentro de um mesmo Estado e