Resumo Metropolização do Espaço
Geografia Urbana Data: 01/03/2014
Professor: Marcos Castro
Aluno: Marcus Vinícius Matrícula: 21204988
Resumo Artigo: Metropolização do Espaço: Processos e Dinâmicas – Sandra Lencioni
Manaus – AM
A metropolização do espaço pode ser considerado um processo no qual há uma metamorfose do território, causando diversas alterações na estrutura e na natureza. Devemos considerar que esse é um processo que faz parte da chamada globalização. Através de novas análises, a autora busca mostrar a dinâmica socioespacial durante a metropolização do espaço.
Segundo Bernard Kayser, o espaço metropolizado é caracterizado como um espaço estreitamente ligado à grande cidade por meios de fluxos de pessoas, mercadorias, capitais,, além de assumirem aspecto e características similares, mesmo em menor escala. Já o espaço não metropolizado, é heterogêneo, e caracteriza-se por uma população rural com uma densidade demográfica fraca. O espaço metropolizado não é exclusivo da metrópole e nem se confina nas fronteiras de uma região metropolitana.
Segundo Ascher, a metropolização não é um simples fenômeno de crescimento das grandes aglomerações, ele diz respeito ao funcionamento cotidiano das grandes aglomerações, das cidades e pequenas cidades.
O processo da metropolização, também conduz às organizações e às recomposições territoriais novas, tanto no plano interno dos conjuntos urbanos, quanto relativos às suas relações externas.
Outros autores destacam que a metropolização leva a disjunções espaciais como micro indiferenças, e que esse processo pode se manifestar no plano social como em relação ao aparelho produtivo, desafiando as intenções e instituições de governança local.
O processo de metropolização pode incidir sobre espaços metropolitanos ou não, sendo as vezes, um fenômeno contraditório, fazendo com que algumas cidades se curvem aos fenômenos de dilatação,