A eterna busca de significado
RESUMO
Nunca antes na história, houve uma necessidade tão grande de abandonar formas estabelecidas de pensar em todos os aspectos das nossas vidas e nas vidas das organizações.
Todos sabemos o quanto é difícil mudar mentalidades que já estão arraigadas e baseadas em pressupostos e paradigmas que cultivamos e acreditamos há muito tempo.
Mas o importante é entender que o pensamento em administração se baseia numa forma de ver as coisas que vêm da ciência e vemos ao longo desses anos a ciência descartar velhos pensamentos científicos, a exemplo da física newtoniana que foi totalmente revista através do surgimento da física quântica.
Os administradores não teriam que fazer o mesmo? ou seja, descartar os velhos ensinamentos que já não servem mais as organizações de hoje? Trocá-los por novas formas de olhar as organizações, por novas formas de olhar a vida, as pessoas? Que tal buscarmos uma metáfora nova que possa melhor retratar esse momento atual e nos sirva para vislumbramos o futuro.
Este texto trata de discutir o importante papel da utilização das metáforas no dia-a-dia das organizações, da necessidade de buscarmos uma metáfora mais adequada para o momento atual das empresas e de que forma podemos construir uma nova forma de ver as nossas vidas e as vidas das dessas organizações a partir de um novo olhar, um olhar mais atual e desafiador.
Quando decorei todas as perguntas mudaram as respostas.
Autor desconhecido
INTRODUÇÃO:
A humanidade passa por um momento riquíssimo de mudanças, tudo está mudando drasticamente e muito rapidamente, porém há quem afirme que o que observamos de mudança nos últimos anos é apenas o começo de uma nova era, que estamos apenas presenciando o inicio de um novo momento de mudança.
A crise que vivemos hoje, a dificuldade de entendermos e