Metodologia seis sigma
As raízes do Seis Sigma datam do século XIX, quando Gauss (1777-1855) introduziu o conceito de curva normal.
Porém, o Seis Sigma como metodologia de medição propriamente dita surgiu na década de 1920, quando Walter Shewhart demonstrou que um processo com variação maior ou igual a três sigma (3σ), em suas métricas, necessitaria de correções.
Os créditos da primeira utilização do programa Seis Sigma (Six Sigma ou 6σ) foram dados a Bill Smith, engenheiro da Motorola, no ano de 1987, que implantou o sistema com o objetivo de capacitar a empresa para enfrentar concorrentes que fabricavam produtos de qualidade superior e preços menores. Desde então, a empresa criou um novo conceito de METODOLOGIA SIX SIGMA, que associada à necessidade de uma mudança cultural, tem ajudado a companhia a atingir grandes resultados.
O Six Sigma pode ser definido, segundo Cristina Werkema, como “uma estratégia gerencial disciplinada e altamente quantitativa, que tem como objetivo aumentar drasticamente a lucratividade das empresas, por meio da melhoria da qualidade dos produtos e processos e do aumento da satisfação de clientes e consumidores”.
O programa Seis Sigma trabalha com um nível de qualidade extremamente eficaz, aceitando somente um índice de 3,4 defeitos por milhão de oportunidades, ou, em termos matemáticos, significa trabalhar com um índice de perfeição de 99,9997%. Os níveis Sigma podem ser definidos em média de acordo com a tabela abaixo:
Tabela de variação de nível Sigma
Abaixo mais alguns exemplos da utilização do nível Sigma:
Exemplo de Sigma em algumas atividades
A metodologia Seis Sigma utiliza, primariamente, de um plano de melhoria de desempenho nomeado DMAIC (D – Define, M – Measure, A – Analyze, I – Improve, C – Control). O modelo DMAIC pode ser considerado também um método de resolução de problemas ao qual é integrado, de forma lógica, um conjunto de ferramentas para coleta, processamento e disposição das informações