Seis Sigma
Este trabalho tem como objetivo compreender como a Seis Sigmas pode ser utilizada, e como ela pode evitar ou eliminar defeitos e erros, para a melhoria nos processos, produtos e serviços, assim atingir máxima satisfação dos clientes.
2. Introdução:
As empresas brasileiras estão inseridas no contexto global e a necessidade de ter um produto competitivo que agrega valor ao negócio dos clientes internos e externos exige uma eficiência operacional cada vez maior. Durante as últimas décadas, muitas metodologias e ferramentas isoladas surgiram com a finalidade de melhorar o rendimento das linhas de produção.
A metodologia Seis Sigmas é uma estratégia para maximizar a qualidade dos processos, produtos e serviços de uma empresa através do uso de análises quantitativas e de ferramentas estatísticas na tomada de decisão, visando acelerar seu crescimento. A correta aplicação da metodologia Seis Sigmas gera retorno várias vezes maiores do que os investimentos necessários para implementá-la. Qualquer modalidade ou tamanho de empresa que atua em qualquer mercado pode utilizar as eficazes ferramentas de gestão para aumentar a participação no mercado, reduzir custos e melhorar seus processos. É um processo que permite às organizações incrementar seus lucros através da otimização de operações, melhoria da qualidade e eliminação de defeitos e erros. Esta abordagem ampla é que credita à metodologia Seis Sigmas sua verdadeira importância na busca pela melhoria contínua e radical, e não apenas incremental. É uma unificação na comunicação entre todas as áreas em qualquer parte do mundo se torna possível com a adoção do Seis Sigmas como forma única e efetiva de transferência de dados e estudos, quer seja dentro de um laboratório ou dentro de um fornecedor ou cliente. As fronteiras da aplicação da metodologia Seis Sigmas são bastante amplas, atravessando qualquer barreira departamental ou empresarial. O foco no objetivo comum de melhoria une fornecedores e