Arquitetura
Essa locação é feita através de um gabarito, que é uma marcação feita com fios de nylon nos limites da construção antes do início das obras.
O contorno da casa: Depois de fazer a limpeza do terreno é o momento de começar os passos para a locação da obra. Essa parte é muito importante e necessita de grande atenção, pois nesta fase será repassado os detalhes e cotas do projeto para o terreno, onde será construído as fundações, sapatas, pilares, vigas e paredes. Se uma locação é mal feita haverá desarmonia entre o projeto e a execução, por isso é indispensável à presença de um Engenheiro responsável nesta etapa da construção.
O Engenheiro fará o gabarito no terreno, cercará a futura posição da casa com uma armação de madeira, nivelada onde os cantos estarão em esquadro. Dessa forma, com os dados em mãos e tendo as cotas do projeto estrutural, será possível locar todos os pontos necessários para a execução das fundações.
A locação: Com o gabarito montado e o projeto estrutural em mãos, o engenheiro responsável está pronto para dar inicio ao primeiro ponto, normalmente o primeiro ponto a ser marcado é a divisa de frente para o lote, neste ponto será cravado um prego correspondente ao centro da estaca (este primeiro ponto será utilizado como referência para os demais pontos), e assim será feito os outros três lados do gabarito. Depois os pregos serão ligados entre si com arame recozido ou fio de náilon e formarão linhas. No encontro dessas linhas situam-se as estacas para as fundações.
Um procedimento muitas vezes negligenciado, mas de extrema importância, é a impermeabilização* desta parte da fundação, prevenindo contra a umidade ascendente do solo que atinge rodapés e paredes. Essa umidade afeta o concreto e sua ferragem, a alvenaria e o revestimento, provocando o aparecimento de bolhas e o