Os seis Sigmas
Seis Sigma Nas Pequenas Empresas
RESUMO
Neste trabalho iremos falar sobre Seis Sigma e focalizando o porque as pequenas empresas não implantam a mesma nos processos ou produção dependendo do modelo de negocio da empresa.
Seis sigma é uma metodologia voltada para eliminação de desperdícios,seja ele tempo desnecessário para fazer determinada tarefa, ou na linha de produção. Também trabalha com a eliminação de retrabalhos e com a necessidade de ouvir seu cliente e atendê-lo de uma maneira que supere as expectativas do mesmo.
Existem diversas empresas que tem o Seis Sigma implantado, a pioneira foi a Motorola, depois uma seriede empresas começaram a trabalhar com a metodologia e tiveram resultados surpreendentes.
O investimento que a empresa terá que fazer não é dos mais baratos, os autores dizem quepara o projeto dar certo, tem que ter um entendimento da empresa como um todo, e isso pode ser o motivo de uma pequena empresa não adotar, visto que a maioria delas vive de momentos, eles não têmuma estrutura solida e duradoura.
PALAVRAS CHAVES: Seis Sigma; Pequenas empresas; Investimentos; Custos.
INTRODUÇÃO
A sociedade com um todo vem evoluindo, jáno que desrespeita ao processo de compra,o perfil do cliente é outro comparado com o passado, hoje o consumidor FISICO E JURIDICO, tem diversas opções de escolha que o permite avaliar qual é a melhor escolha, claro que há alguns segmentos de pouca exploração e há escassez de empresas comercializando produtos e serviços.
A partir dos anos 40 as empresas começaram a direcionar esforços à qualidade, fornecer produtos bons, não ter retrabalho, e otimização os processos. Com esse investimento as empresas teriam um produto competitivo, de qualidade e evitaria os retrabalhos, que implicam diretamente em custos e perdas.
Os japoneses foram os pioneiros, implantando metodologias e programas de qualidade e