A Estratégia
Conexão FGV - GE62
Anderson Brisi
Professor: Luiz Fernando da S. Pinto
” A Estratégia”
A definição de estratégia estabelece um grupo de ações e procedimentos que mantenham para as empresas e governos, resultados e oportunidades positivas, gerando lucro, competitividade, diferencial. Faz parte também dessa definição, os desafios de buscar novas oportunidades lucrativas.
A estratégia existe a milhares de anos. Podemos olhar pra trás na história do ser humano e destacar muitas obras, histórias que exemplificam a utilização da estratégia como ferramenta para diferenciação que levou a vitória. Podemos destacar histórias como a Guerra de Tróia e a utilização do Cavalo de Madeira para invasão da cidade impenetrável; Podemos destacar cada lição aprendida por
Sun Tzu em seu livro “Arte da Guerra”, e assim por diante.
No mundo contemporâneo podemos observar que a estratégia está presente em os segmentos da sociedade moderna. A transferência de conhecimento das diversas áreas para o mundo empresarial está cada vez mais comum nos processos gerenciais, fato que pode ser comprovado n lista dos best sellers das livrarias mais conceituadas.
Conforme Peter Drucker, em praticamente todos os tempos onde se processassem “inteligenciamento” humano, a estratégia é essencial. Isto se aplica desde o indivíduo até o plano corporativo.
Para uma melhor implementação de processo de planejamento, desenvolvimento e gestão estratégica, melhor deve ser o resgate de equívocos e omissões do passado.
As possibilidades são infinitas quando se utilizado a estratégia. Porém deve se considerar as variáveis envolvidas no ambiente analisado. Com isso o indivíduo ou empresa, pode se livrar de diversas armadilhas operacionais que ocorrem quando não se reflete sobre o ambiente, o que pode comprometer o futuro da empresa. A estratégia traz no mínimo combinações que geram o equilíbrio e crescimento. Usar o gerenciamento