metodo bailey
ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE TRANSPORTES
Especificação Superpave para misturas asfálticas
Análise do método Bailey de seleção granulométrica
Discente: Flávio Maffioletti de Sousa
SÃO CARLOS - SP
DEZEMBRO - 2014
ANÁLISE DO MÉTODO BAILEY DE SELEÇÃO GRANULOMÉTRICA
1. INTRODUÇÃO
A distribuição granulométrica afeta quase todas as propriedades importantes de uma mistura asfáltica, como a estabilidade, a durabilidade, a permeabilidade, a trabalhabilidade, a resistência à fadiga, a resistência à deformação permanente e a resistência aos danos causados pela umidade.
No método corrente de dosagem das misturas asfálticas, a proporção entre os vários materiais minerais disponíveis é feita em geral por tentativas a partir de uma faixa granulométrica de referência, e para os projetistas menos experientes há dificuldade de conduzir esta escolha para produzir este ou aquele efeito desejado sem passar por muitas “tentativas e erros”
Além da utilização de materiais adequados, com melhores propriedades físicas, como forma, textura superficial e angularidade adequadas, é necessário um método de dosagem granulométrica que garanta uma estrutura adequada e que permita, simultaneamente, um teor de ligante suficiente para uma boa durabilidade. O Método Bailey visa suprir a necessidade, que não é exclusiva dos organismos rodoviários brasileiros, de um método sistemático de seleção granulométrica de misturas asfálticas, capaz de proporcionar um revestimento com resistência às deformações permanentes, às trincas por fadiga e ao desgaste (Vavrik et al., 2001 e Cunha, 2004).
2. MÉTODO BAILEY
Método Bailey (Vavrik et al., 2001) de seleção granulométrica tenta unir os benefícios das misturas densas com os das misturas descontínuas. Através da distribuição granulométrica dos agregados, suas respectivas massas específicas e de um ensaio simples (massa específica solta e compactada), que