A Estratégia do Oceano Azul
TURMA: Sexto Período
CURSO: Direito
PROFESSORA: Elaine de Azevedo Pacheco
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA DA OBRA: “A Estratégia do Oceano Azul”
AUTOR: W. Chan Kim e Renée Mauborgne
A Estratégia do Oceano Azul, um livro de W. Chan Kim e Renée Mauborgne, tem como objetivo desenvolver e explicar, através de uma estratégia, o como se vence a concorrência em mercados inexplorados. Os autores usam a metáfora do oceano azul para contrastar diretamente com os oceanos vermelhos, os turbulentos. Os oceanos vermelhos são aqueles que possuem os “campos de batalhas”, pois dentro deles acontecem as típicas batalhas mercantis, onde as empresas lutam por seu próprio espaço dentro de um mercado já existente e estagnado. Já os oceanos azuis são demonstrados como aqueles ainda desconhecidos, ou seja, como os novos e inexplorados mercados.
Os autores estudaram a estratégia de crescimento de 108 empresas, 150 movimentos estratégicos e mais de 30 indústrias para descobrirem os traços e as práticas gerais de todos, chegando a conclusão daquilo que eles chamam de "estratégia do oceano azul".
Inicialmente é mostrado quatro ferramentas analíticas que prometem ajudar as empresas a encontrar e entender os chamados mercados inexplorados. Nessa parte, os autores oferecem uma abordagem passo a passo sobre como romper com a concorrência dos oceanos vermelhos e executar uma “estratégia do oceano azul”. Eles mostram como e por que essa estratégia leva a um mercado onde a concorrência é - por um tempo - inexistente. Cada princípio é explicado e apoiado por exemplos reais de empresas como a Ford, Cirque du Soleil, a Dell Computers, Casella Wines e até mesmo o Departamento de New York City Police. Dentro do livro, mostram que a inovação de valor é a base para um oceano azul. Os autores acreditam que ao invés de se concentrar em vencer a concorrência, as empresas devem se concentrar em aumentar o seu valor,