a estrategia do oceano azul
As maiorias das estratégias corporativas têm suas origens nas estratégias militares. Assim, os CEOs (oficiais) pensam desde a sede geral (o escritório), em que os empregados servindo os clientes diretamente na parte da frente (de batalha) devem fazer. A guerra tem tido a ver com uma disputa de sua terra com o adversário: ganhar uma parcela maior do mercado é tudo. Esta é uma idéia clássica do pensamento do oceano vermelho. Mas o mundo hoje apresenta desafios únicos:
1. A produção industrial aumentou graças a estas tecnologias avançadas, pelo que a produção excede as necessidades em quase todas as indústrias.
2. Como desaparecem as barreiras ao comércio e a globalização fica constante, os nichos do mercado com preços elevados estão a desaparecer.
3. A procura mundial de determinados produtos está a diminuir em muitos mercados desenvolvidos devido ao declínio demográfico.
Desta forma, as margens de lucro estão a diminuir, as guerras de preços é mais freqüente e muitos produtos não são distinguíveis dos da concorrência mais só no preço. Para evitar a necessidade de competir agressivamente para uma porção de um mercado existente (oceanos vermelhos), as empresas estão cada vez mais a tentar criar um novo mercado sem rivais (oceanos azuis), e, portanto, muito rentável.
Algunos ejemplos de estrategias de océano azul son:
1. Apple Computer: graças ao seu iPod conseguiu que 60% da indústria de reprodutores de música digital .
2. Ford: apresento o modelo T, em 1908 à metade do preço dos automóveis existentes.
3. CNN: em 1980 começou a emitir notícias 24 horas por dia sete dias por semana.
4. Cirque du Soleil: inventou um novo tipo de espetáculo circense, que em menos de 20 anos tem produzido lucros comuns que ocorrem nos circos normais em 100 anos.
5. Os fabricantes japoneses de automóveis: introduzirem carros pequenos e