A Escola e o Professor
A educação hoje é conhecida como um direito de todas as crianças, ela auxilia no desenvolvimento social e econômico dos indivíduo. Hoje a educação é indispensavel para a vida de qualquer cidadão, ela é a base nescessaria para o desenvolvimento dos indivíduos.
O professor antigamente tinha o papel de ensinar aos alunos o que ele havia estudado e hoje com a evolução da educação o papel do professor passa a ser muito mais critico, onde ele ensina os alunos a pensar, questionar e entender a nossa realidade, além é claro dos conteúdos específicos do currículo escolar.
Podemos observar que com a evolução da sociedade, a educação passa por modificações constantemente, essas mudanças ocorrem desde a maneira que o professor da a aula, o método que ele utiliza e a forma que ele se aproxima deste aluno.
Enfim, através deste estudo, faremos uma pequena análise sobre como era a escola, os professores e os métodos de ensino.
A Escola e o Professor
A escola, para a sociedade mais antiga, não era um bem comum essencial. No final do século XIX, essa mentalidade começou a mudar. E a educação rígida, já exigida no âmbito familiar, também passou a integrar o ambiente escolar.
Antigamente a escola era um estabelecimento restrito as elites, as poucas crianças que frequentavam a escola, onde aprendiam a ler, escrever e calcular. Durante o período do Iluminismo a escola passava a exercer a função de instrução do que a educação, e a partir deste a escola passou a ser obrigatória na maioria dos países.
No Brasil a escola surge em 1549 com a chegada dos primeiros padres jesuítas, durante muitos anos os jesuítas foram praticamente os únicos educadores do Brasil. Em 1822 com a Independência do País, tivemos algumas mudanças sócio-políticas e econômicas e na área educacional, na Constituinte em 1823, se associa o sufrágio universal e a educação popular como base um do outro, também é posto em questão a criação de Universidades no Brasil, após esse movimento de idéias,