TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Compreender a Teoria Geral de Sistemas em sistemas e situações reais que envolvam sistemas e modelos de sistemas, avaliando sua importância para organizações. Tendo a habilidade de dimensionar a importância da TGS para as organizações; aplicando o modelo cognitivo, teórico e programático de interpretação e análise do pensamento sistêmico e identificando o conhecimento sistemático acerca de um determinado conteúdo.
A teoria de sistemas, cujos primeiros enunciados datam de 1925, foi proposta em 1937 pelo biólogo Ludwing Von Bertalanffy, tendo alcançado o seu auge de divulgação na década de 50 (Bertalanffy, 208).
A T.G.S. não busca solucionar problemas ou tentar soluções práticas, mas sim produzir teorias e formulações conceituais que possam criar condições de aplicação na realidade empírica. Os pressupostos básicos da T.G.S. são a existência de uma nítida tendência para a integração nas várias ciências naturais e sociais sendo que essa integração parece orientar-se rumo a uma teoria dos sistemas; Essa teoria de sistemas pode ser uma maneira mais abrangente de estudar os campos não físicos do conhecimento científico, especialmente as ciências sociais; Essa teoria de sistemas, ao desenvolver princípios unificadores que atravessam verticalmente os universos particulares das diversas ciências envolvidas, aproxima-nos do objetivo da unidade da ciência e isso pode levar a uma integração muito necessária da educação científica.
A importância da TGS é significativa tendo em vista a necessidade de se avaliar a organização como um todo e não somente em departamentos ou setores. O mais importante ou tanto quanto é a identificação do maior número de variáveis possíveis, externas e internas que, de alguma forma, influenciam em todo o processo existente na Organização. Outro fator também de significativa importância é o feed-back que deve ser realizado ao planejamento de todo o processo (Melo, 2002).
Teoria dos sistemas começou a ser