Conceitos da hidroginástica e natação
Conceitos da hidroginástica e natação
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina Atividades Aquáticas como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor Raphael Sicuro Leite.
RIO VERDE
2014
Qual a importância das propriedades físicas da água e as suas influências no desempenho da natação e da hidroginástica?
2) Dentro da hidroginástica, quais cuidados precisam ser tomados pelo professor ao aplicar sua aula? Quais propriedades físicas da água interferem na realização dos exercícios de hidroginástica? Como é possível avaliar o nível de intensidade de uma de hidroginástica?
3) A música é um elemento importante para a aula de hidroginástica. Quais cuidados o professor precisa ter com ela? Quais são as contraindicações para a pratica da hidroginástica? Cite algumas das modalidades de atividades aquáticas do âmbito da saúde.
Respostas:
1)
O conhecimento das propriedades físicas da água facilita o entendimento e justifica o que ocorre com um corpo no meio líquido.
DENSIDADE: A densidade de uma substância é a relação entre sua massa e seu volume. A densidade relativa da água pura é 1, um corpo com densidade menor que 1 flutuará, maior que 1 afundará. A pressão hidrostática é a propriedade regida pela lei de pascal definida como a pressão exercida pela água sobre a superfície de cada parte submersa do corpo, em determinada profundidade, sendo aumentada pela densidade e profundidade. A pressão hidrostática é a primeira contribuição para o exercício (há uma estimulação imediata da circulação periférica e, com a água na altura dos ombros uma resistência sobre a caixa toráxica.
O ARRASTO: é a força que se opõe ao movimento realizado na água. A força de arrasto pode ser em qualquer sentido, dependendo do movimento do exercício.
FLUTUAÇÃO: É considerada a primeira força física que percebemos ao entrar na piscina. É a força que atua em sentido contrário