ATPS Inteligencia Artificial
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
ATPS INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
São Caetano do Sul – SP
2015
Etapa 3
Relatório de Modelagem de Análise de Conhecimento
Passo 1
O conhecimento de um especialista não se encontra organizado de forma que possa ser extraído diretamente para a base de conhecimento. Muitos pesquisadores e engenheiros do conhecimento tem tentado trabalhar na construção de mecanismos que facilitem este processo.
Outros fatores contribuem para que a aquisição do conhecimento seja a parte mais crítica no processo de desenvolvimento de um sistema baseado em conhecimento. São eles:
- Falta de gerência e organização;
- Treinamento incompleto de engenheiros do conhecimento;
- Dificuldade da tradução do conhecimento para uma linguagem compreensiva; - Necessidade da flexibilidade da base de conhecimento;
- Tratamento de conflitos e informações incertas.
Vários pontos devem ser considerados no processo de aquisição do conhecimento, independente do método de desenvolvimento utilizado. A primeira delas, e talvez a mais complexa, é a identificação dos especialistas do domínio da organização que irão participar do desenvolvimento. O segundo ponto é a motivação do especialista do domínio, que deve ser reforçada pelo engenheiro do conhecimento. Também devemos considerar a disponibilidade do especialista, que na maioria das vezes é um profissional muito ocupado. Por último, devemos nos preocupar com o que se refere a seleção e ao sequenciamento das técnicas de licitação do conhecimento.
O engenheiro do conhecimento desempenha um papel fundamental no processo de aquisição do conhecimento, fornecendo meios ao especialista para que ele consiga transmitir a sua maneira de solucionar os problemas.
A aquisição de conhecimento é um processo que consiste em duas etapas: a licitação e a representação do conhecimento. A licitação é o processo de abstrair conhecimento das fontes disponíveis. Que são