A escola e a sociedade
Émile Durkheim
Introdução
O trabalho realizado procura explicar a evolução da Educação até aos nossos dias. Inicialmente, era apenas acessível a grupos restritos da sociedade, esfera religiosa ou classe abastada, posteriormente, a educação tornou-se, sem dúvida, um dos traços distintivos da nossa sociedade. A instituição escolar contribui significativamente para mudanças sociais e culturais, devido influência que exerce sobre a vida dos indivíduos, por consequência do aumento do número de anos de escolaridade mínima obrigatória. É responsável por incutir normas e valores morais e constitui também um papel fundamental na sua relação com a cidadania, designada como a capacidade de escolha dos cidadãos detentores de direitos e deveres.
Podemos também verificar a situação de Portugal a nível interno, entre as regiões do país em que se destacam Lisboa e Porto com indicadores mais elevados de sucesso escolar; e a nível externo, comparativamente com os outros países da União Europeia.
Escola e Sociedade
A escola “institucionalização de uma sequência de educação formal” é uma marca distintiva da nossa sociedade e diferencia-se de épocas anteriores da história da humanidade.
Actualmente, nos países desenvolvidos, a generalidade da população possui conhecimentos básicos de leitura, escrita e calculo, normalmente designados por literacia, embora existam significativas dificuldades em expandir esses conhecimentos em determinados sectores da sociedade. Porém as desigualdades de literacia dos dias de hoje, conferem um mudança radical face á situação desses mesmos países há trezentos anos atrás, período esse em que apenas grupos restritos, por norma ligados á religião, tinham acesso exclusivo à leitura e à escrita. Se nossos dias, as sociedades mais avançadas se diferenciam, a nível de competências escolares,