A escola e a sociedade
INTRODUÇÂO
Como Transformar Informação em Conhecimento, partindo do pressuposto que as duas palavras misturam na aplicação cotidiana das pessoas, causando a falta de compreensão desta ação transformadora.
Uma informação é formada de dados comunicados acerca de alguém ou da constituição de fatos conhecidos.
Estamos envoltos de informações por todos os lados; algumas de grande valia ao nosso interesse e outras extremamente irrelevantes sendo inúteis e descartáveis.
O conhecimento é o resultado da interação entre o indivíduo, a informação externa e o significado que este lhe julgar como ato.
Partindo das diferenças entre si, vou buscar desenvolver como essa transformação acontece didaticamente.
Encontramos no pensamento de Paulo Freire a idéia de que ensinar exige do professor a capacidade de aprender, não apenas para se adaptar, mas sobretudo para transformar a realidade. (FREIRE, 1997).1
1 FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997
4
Transformação da Mentalidade
Na busca dos novos significados e saberes reconhecemos a Didática como a ciência de reflexão sistemática da pratica educativa; Ensinar e Aprender.
A educação tradicional esqueceu os conhecimentos e habilidades que os estudantes deviam efetivamente adquirir, focalizada que estava nos resultados da aprendizagem ao final de um determinado período de tempo letivo.
A tônica da educação tradicional incide preponderantemente na narração da realidade desconectada da totalidade, apresentada como algo parado, estático, compartimentado e bem comportado ou no dissertar sobre algo alheio à vivência dos educandos, esvaziado de dimensão concreta, transformado em verbosidade alienada e alienante.
A ação pedagógica na educação tradicional transforma-se numa violência simbólica, dos grupos dominadores da formação social que instauram uma ação pedagógica de imposição e de inculcação de uma