Teste
1.1 Introdução
A Petrobras prevê, em seu Plano de Negócios 2010-14, investimentos de cer-ca de US$ 224 bilhões. Tendo em vista a perspectiva de utilização de conteúdo na-cional nos projetos de investimento, espera-se um nível de contratação no país pró-ximo de US$ 28,4 bilhões por ano. Poucas empresas no mundo têm planos de in-vestimentos tão audaciosos. As metas de incremento da produção são desafiadoras e, para 2014, se pretende chegar a cerca de 3,9 milhões de barris de óleo equivalente.
Além dos desafios para implementar um plano de investimento tão vultoso, há que se considerar o cenário atual que apresenta grandes incertezas no que diz respeito ao crescimento global e, principalmente, quanto ao crescimento dos países centrais. Apesar das teses de “desacoplamento” dos países emergentes, notada-mente os BRICs (bloco formado por Brasil, Rússia, Índia e China), que parece estar se confirmando, não se pode deixar de lado a importância dos Estados Unidos como indutor do crescimento mundial.
No Brasil, em particular, o crescimento econômico dos últimos anos, os investimentos em infra-estrutura, além dos investimentos necessários para a realização da Copa do Mundo de Futebol em 2014 e as Olimpíadas em 2016 colaboraram para a diminuição considerável das taxas de desemprego. Já é possível perceber certa escassez de mão-de-obra, principalmente de profissionais técnicos altamente qualificados. Este cenário, juntamente com os desafios da expansão dos investimentos em todas as áreas de negócio da Companhia, impõe à função RH um papel de grande importância, pois um dos recursos críticos para a concretização do plano de negócios é a contratação e a formação de novos empregados, tendo em vista a criticidade de pessoal especializado, não só para implementação e operação dos investimentos, mas, também, para a cadeia de suprimentos.
Juntamente com aquecimento do mercado de trabalho, há ainda um outro desafio a ser superado. A Petrobras passou por um período de