A escola não é uma ilha, mas faz parte de uma sociedade.
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
TURMA: 1º SEMESTRE A
A escola não é uma ilha, mas faz parte de uma sociedade.
Trabalho de Conclusão da disciplina de História e Filosofia da Educação
São Sebastião do Paraíso, 2013.
ESCOLA E SOCIEDADE DEVEM CAMINHAR JUNTAS.
A escola não deve ser somente um lugar de quatro paredes, simplesmente um prédio, onde há um encontro de pessoas, professores e profissionais com somente um intuito de aprender ou ensinar, não só um lugar de salas, quadros, programas e horários, mas sim um local que deve fazer parte da sociedade, trabalhando em equipe com as pessoas do bairro, pais, alunos e profissionais, fazendo com que os conhecimentos possam ser divididos, fazendo novos amigos, aprendendo lidar com as diferenças e dificuldades dos outros, eliminando os preconceitos e até mesmo diminuindo as desigualdades sendo elas sociais, raciais, política e muito mais.
Deve ser um lugar de fazer amigos, ter gente feliz, gente que trabalha com prazer, um lugar onde o conhecimento tem que ser dividido.
É lógico que precisamos de uma estrutura física, onde infelizmente hoje no Brasil existem regiões onde não há escolas e a educação deixa de acontecer, isso vem dificultando ainda mais os conhecimentos.
Quando digo educação, não é o fato simplesmente de ser bem educado, pois essa sim deverá vir de casa, mas o intuito de relacionamento, com pessoas diferentes, sejam elas raciais, sociais e outras.
A Escola deverá ter pessoas que comportam muito mais do que amigos, até mesmo como irmãos, pois devemos deixar esse pensamento que a Escola é uma “ilha”, uma lugar onde há pessoas por todo lado, sem ao menos conhecer um ao outro, tendo um contato frio e distante. Por isso tem que ser um lugar que haja incentivo, tem que fazer parte da sociedade, criar laços de amizades e companheirismo, portanto integrando a escola na sociedade vai ser