A escola metodica
Para cumprir seus objetivos, a escola Metódica desenvolve técnicas rigorosas, respeitando o inventario das fontes, à critica documental, a organização da tarefa na profissão do historiador.
Nesse sentido surge a Revista Histórica que foi fundada em 1876, por G Monod e G. Faginiez, e seu objetivo eram se constituir como uma Instituição de uma escola histórica e acolher trabalhadores sérios no âmbito de certo ecletismo ideológico.
Entende-se como função da Revista cobrir principalmente a história européia desde a morte de Teodósio (395) até a queda de Napoleão I (1815) por um lado sob a forma de artigos de erudição e, por outro, como o auxilio de resumos de literatura.
A revista evidência o desejo de criar uma equipe de profissionais integrados nas universidades, em contato direto com arquivos, visto que o historiador deveria estar ciente de que pertencia a uma comunidade de profissionais que zela pela objetividade, e que seu papel era apresentar seus escritos sem traço da estética literária, em um discurso frio, duro, descrever apenas o que está contido na fonte, deixando o que está subjetivo nela.
Vale ressaltar que todo empenho de G. Menod pode ser explicado pelo momento historiográfico vivido na França, sendo que a tarefa de mapear o passado estava confiada aos profissionais liberais, principalmente aos advogados, e nas zonas rurais, este papel caberia aos membros da nobreza e da Igreja, essa situação acabava desencadeando uma ausência na formação para pesquisa histórica que, conseqüentemente, criava diferentes métodos de pesquisa.
A partir dessa situação, o