a ergonomia e o sistema produtivo
1 Introdução______________________________________04
2 Contribuições da Ergonomia ao Sistema Produtivo______05
3 Norma Regulamentadora 17________________________06
4 Referências_____________________________________07
1 Introdução
Ergonomia é o estudo da relação entre o homem e seus ambientes de trabalho e tem alguns objetivos básicos: proporcionar o conforto ao indivíduo e a prevenção de acidentes e o aparecimento de doenças específicas para determinado trabalho.
A ergonomia tem como preocupação as condições gerais de trabalho, como ruídos, iluminação e a temperatura, que geralmente são agentes causadores de patologias físicas e mentais, mas que um estudo, procura traçar os caminhos para a correção. Objetiva aumentar a eficiência humana por dados que permitam que se tomem decisões lógicas. O custo individual é minimizado através da ergonomia, que remove aspectos do trabalho, que a longo prazo, possam provocar ineficiências ou os mais variados tipos de incapacidades físicas. A integração de homens e máquinas é constantemente estudada, para que seja completo o sistema, muitas máquinas são projetadas respeitando algumas informações que permitirão, ao usuário, uma maior integração.
Várias disciplinas científicas e tecnológicas contribuem para a ergonomia. Da anatomia e fisiologia aprendemos sobre a estrutura e funcionamento do corpo humano. A antropometria fornece informações sobre as dimensões do corpo. A psicologia fisiológica trata do funcionamento do cérebro e do sistema nervoso. A psicologia experimental busca definir os parâmetros do comportamento humano.
No binômio homem-máquina, o problema não é apenas o ajustamento de um ao outro, mas sim a adaptação conjunta dos dois. A aplicação ideal da ergonomia considera o homem como parte integrante de um sistema, no qual o estágio inicial do projeto, as características do operador humano são levados em conta, juntamente com os