atps ppcp
Surgiu após a segunda guerra mundial como consequência do trabalho interdisciplinar realizados por engenheiros, fisiologistas e psicólogos durante aquela guerra.
A aplicação inicial foi na indústria concentrada no binômio: HOMEM MÁQUINA.
A expansão da ergonomia se dá atualmente nos setores de serviços (saúde, lazer, educação, transporte, etc...) até no estudo de trabalhos doméstico. Houve alteração significativa na empregabilidade de esforços exagerados e repetitivos e aspectos cognitivos do trabalho.
DEFINICÃO E OBJETIVOS DA ERGONOMIA
A ergonomia é o estudo da adaptação do trabalho ao homem O trabalho aqui tem uma acepção bastante ampla, não sendo apenas aquele realizados com máquinas e equipamentos, mas toda a situação que ocorrer entre o homem e uma atividade produtiva.
Não envolve apenas o ambiente físico, mas também os aspectos organizacionais com atuação em planejamento, intervenções durante e após a situação onde existe tal interação.
Não há apenas uma definição de ergonomia. Todas as definições abrangem o sistema “Homem-máquinaambiente” e todas as interfaces próximas que possam existir trocas informações e energias entre homem, máquina e ambiente resultando na realização do trabalho.
Diversas associações apresentam suas próprias definições sobre ergonomia:
Ergonomic Society na Inglaterra (www.ergonomic.org.uk):
“Ergonomia é o estudo do relacionamento entre o homem e seu trabalho, equipamento, ambiente e particularmente, a aplicação do conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução dos problemas que surgem desse relacionamento.”
No Brasil a associação Brasileira de ergonomia (www.abergo.org.br):
“Entende-se por ergonomia o estudo das interações das pessoas com a tecnologia, a organização e o ambiente objetivando intervenções e projetos que visem melhorar, de forma integrada e não dissociada, a segurança, o conforto, o bem estar e a eficácia das atividades humanas.”
Ao final temos que a ergonomia é a