Trabalho
A ergonomia tem o objetivo de projetar o trabalho dos funcionários para que ele consiga executar, preservando a saúde. A ergonomia estuda os diversos fatores que influem no desempenho do sistema produtivo e procura reduzir as suas conseqüências nocivas sobre o trabalhador.
Ela procura reduzir a fadiga, estresse, erros e acidentes, proporcionando segurança, satisfação e saúde aos trabalhadores, durante o seu relacionamento com esse sistema produtivo.
2 Que aspectos caracterizam os estudos precursores da ergonomia até a II Guerra Mundial? A ergonomia surge após a segunda Guerra Mundial, tendo em vista as falhas ocorridas na interface entre o homem e a maquina. A ergonomia nasce com o objetivo pratico de segurança, satisfação e bem estar dos trabalhadores no seu relacionamento com sistemas produtivos. Vem evoluindo ao passar dos anos com novas regras e com muita tecnologia.
3 Trace um perfil dos conceitos tayloristas e os conflitos com os trabalhadores?
1- Tayloristas atribuía baixa produtividade a tendência a vadiagem e os acidentes a negligencia. Serie de fatores ligados ao projeto, máquinas e ambientes físicos, ao relacionamento humano e diversos fatores organizacionais que podem influenciar ao trabalho. Acidentes não acontecem do acaso são a conseqüência de perfil dos conceitos tayloristas e os conflitos com os trabalhadores.
2- Trabalhar só para ganhar mais incentivo pegando de açodo com a produção. Pessoas com temperamento individualista com menor renda ou as pessoas estão em busca de auto-realização, coleguismo, justiça e reconhecimento pelo trabalho.
4 O que caracteriza a escola de relações humanas e como ele se difere do taylorismo?
A escola de relações humanas caracteriza-se pela auto valorização e motivação do trabalhador, visando um ambiente social (Humanização).
Já o taylorismo visou à produtividade, não pensando em momento algum se poderia ou não estar prejudicando o trabalhador pelo