Ergonomia
Bruno Aparecido de Souza
Dione de Souza Barbosa
PROJETO DE ERGONOMIA
[pic]
Sorocaba, 20 de Setembro de 2012.
Audrey Ribeiro
Bruno Aparecido de Souza
Dione de Souza Barbosa
“A ergonomia estuda as relações do homem durante o trabalho com o seu ambiente natural”.
Orientador: Ordilei Ferreira
[pic]
Sorocaba, 20 de Setembro de 2012.
Introdução
Desde os tempos do Homem das Cavernas, a Ergonomia já existia e era aplicada.
Quando se descobriu que uma pedra poderia ser afiada até ficar pontiaguda e transformar-se numa lança ou num machado, ali estava se aplicando a Ergonomia. Quando se posicionavam galhos ou troncos de árvores sob-rochas ou outros obstáculos, como alavanca ali estava a Ergonomia.
A Ergonomia, pois, é a ciência aplicada a facilitar o trabalho executado pelo homem, sendo que se interpreta aqui a palavra “trabalho” como algo muito abrangente, em todos os ramos e áreas de atuação.
O nome Ergonomia deriva-se de duas palavras gregas: ERGOS (trabalho) e
NOMOS (leis, normas e regras). É, portanto uma ciência que pesquisa, estuda, desenvolve e aplica regras e normas a fim de organizar o trabalho, tornando este último compatível com as características físicas e psíquicas do ser humano.
Para que isto seja possível, uma infinidade de outras ciências é usada pela.
Ergonomia, para que o profissional que desenvolve projetos Ergonômicos obtenha os conhecimentos necessários e suficientes e resolva uma série de problemas identificados num ambiente de trabalho, ou no modo como o trabalho é organizado e executado.
O que é Ergonomia? Em agosto de 2000, a IEA (Associação Internacional de Ergonomia) adotou a definição oficial apresentada abaixo:
A Ergonomia (ou Fatores Humanos) é uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros