Cadastro de poços
Aderson Soares de Andrade Júnior1
Edson Alves Bastos1
Alexandre Hugo Cezar Barros2
Clescy Oliveira da Silva3
Adriano Alex Nascimento Gomes4
1. Introdução
A classificação climática visa identificar em uma grande área ou região, zonas com características climáticas e biogeográficas relativamente homogêneas. Fornece indicação valiosa sobre as condições ecológicas, potencialidades agrícolas e o meio ambiente da região. As classificações climáticas de Thornthwaite (1948) e Thornthwaite & Mather (1955) utilizam uma escala de índices climáticos definidos com base no balanço hídrico climatológico (BHC) – índice hídrico, índice de aridez e índice de umidade – constituindo as duas metodologias mais clássicas de regionalização climática.
O Estado do Piauí está situado entre a Pré-Amazônia Úmida e o Nordeste Semi-Árido, constituindo-se em uma zona de transição climática, com características desses dois domínios geoambientais. Por isso, os estudos visando sua caracterização climática são muito importantes, notadamente, quanto à delimitação e regionalização da região semi-árida do Estado.
Lima (1983), Silva & Lima (1986) e Lima et al. (2000) propuseram a delimitação e regionalização da região semi-árida do Estado com base em diversos critérios, dentre eles o clima, o solo, o relevo, a vegetação e a hidrografia. Entretanto, em termos climáticos, tais propostas utilizam apenas as médias históricas de precipitação, o que as torna inadequadas ao caráter da variabilidade sazonal e interanual das precipitações nas diferentes regiões. Além disso, esses estudos, também, não propuseram a definição da classificação climática do Estado, em
1 Embrapa Meio-Norte, Cx. Postal 1, CEP 64.006-220, Teresina, PI. Bolsista CNPq. E-mail: aderson@cpamn. embrapa.br, edson@cpamn.embrapa.br.
2 Embrapa Solos – UEP Recife, Rua Antônio Falcão, 402 – Boa Viagem, CEP 51.020-240, Recife, PE. E.mail: alex@cnps.embrapa.br. 3 CEFET-PI,