Desenvolvimento pessoal
Isso pode parecer simples e óbvio, mas na prática, é extremamente difícil. Se você já vivenciou dificuldades crônicas em alguma área da sua vida, há uma grande chance de que a raiz do problema é uma falha em aceitar a realidade como ela é.
Por que a aceitação é um dos pilares da autodisciplina? O erro mais comum que as pessoas cometem com relação à autodisciplina é falhar em perceber acuradamente sua atual situação e aceitá-la. Lembra-se da analogia entre autodisciplina e musculação feita no artigo passado? Para você ter sucesso no treinamento de seus músculos, o primeiro passo é descobrir quanto peso você já consegue levantar. Quão forte você é agora? Até que você compreenda onde você se encaixa neste momento, você não pode adotar um programa de treinamento adequado.
Se você ainda não compreendeu conscientemente onde você está agora em termos de autodisciplina, é pouco provável que você vá fazer qualquer progresso nessa área. Imagine uma pessoa que quer ganhar massa muscular mas que não tem nenhuma ideia de quanto peso consegue levantar e adota uma rotina de treinamento aleatória. É praticamente certo que os pesos que ela escolheu serão ou leves demais ou pesados demais para ela. Se os pesos forem pesados demais, a pessoa simplesmente não vai conseguir levantá-los e seus músculos não vão crescer. E se os pesos forem leves demais, a pessoa vai levantá-los com facilidade, mas seus músculos também não vão crescer.
Da mesma forma, se você quer aumentar sua autodisciplina, você precisa saber qual o seu nível atual. Quão forte é sua autodisciplina neste momento? Quais desafios são fáceis pra você e quais parecem ser impossíveis?
Aqui vai uma lista de desafios para fazê-lo pensar sobre qual o seu nível atual (não em uma ordem específica):
- Você toma banho todos os dias?
- Você acorda