Desenvolvimento pessoal e pessoal
Gestão do Conhecimento
Aluno: Diego Allan Buch RA: 3715639479
Administração Noturno 1º Semestre
Quais dificuldades as empresas brasileiras enfrentam para a criação de conhecimento novo?
Tanto o termo quanto a função de “Gestão do Conhecimento” hoje no Brasil é algo relativamente novo. Esta nova forma de gerir empresas está sendo utilizada a pouco mais de dois anos, sendo que, nos países desenvolvidos isso já é pregado há aproximadamente quinze anos. Infelizmente isso nos gera certa dificuldade de aceitação e aplicação, mas isto está mudando. Em empresas de grande porte e especialmente em organizações especializadas em consultoria esta metodologia já esta sendo utilizada com resultados significativos.
O conceito básico de Gestão do Conhecimento gira em torno de repassar aos funcionários mais novos o conhecimento adquirido por experiência pelos funcionários mais antigos, mas como tornar algo tão individual em algo coletivo? Esta é a função do gestor de conhecimento, através de técnicas estudadas por especialistas. O Brasil hoje esta vivendo uma fase onde a procura por mão de obra experiente é grande, e essa nova ferramenta da administração promete acabar com esse mal. Mas para tanto é preciso que os novos administradores entendam a necessidade de um estudo aprofundado no caso, é preciso uma nova ótica sobre o conhecimento coletivo. Devemos ter ainda alguns anos a frente para podermos difundir essa nova forma de administração.
O grande problema de infiltrar essa teoria no mundo corporativo brasileiro é o fato de ser algo não mensurável, portanto ainda não temos resultados concretos de produtividade e lucro, onde, por sua vez, não convence os mais conservadores. Mas com certeza isso esta evoluindo, como tudo no mundo da gestão isso é um caminhar lento e consciente, não será da noite para o dia que iremos presenciar a preocupação organizacional a respeito do conhecimento de seus funcionários, mas ao passar do tempo e