A Epoca Da Inocencia
O filme “A época da Inocência,que foi dirigido por Martins Scorsese, é uma crítica a burguesia nova-iorquina do fim do século XIX. Podemos identificar claramente a crítica a hipócrita vida dessa classe Social.A burguesia desta época mantinha uma fachada de felicidade, para eles era muito importante mostrar aos outros burgueses que sua vida era magnífica que não havia nenhum tipo de problema, mas que na verdade escondia problemas pessoas, familiares e profissionais.É possível dizer então que era uma sociedade de aparência.
Esta burguesia retratada pelo Filme estava sofrendo uma complexa dualidade. O ideal moral do burguês puritano da abstinência, moderação, e contenção estava entrando fortemente em choque com a realidade de fartura econômica.Neste momento a burguesia se questiona do que adiantava ter tanto dinheiro se não podiam esbanjá-lo e mostrar a todos a sua riqueza.
Com esse questionamento a burguesia passou a buscar o modo de vida da antiga aristocracia dos nobres europeus. O que refletia na pratica do Ócio, nada se fazia a não se relaxar em suas casas de campo, ou praticando esporte em grandes clubes ou frequentando teatro,concertos e operas.
O ócio não foi a principal forma que o burguês encontrou de demonstra a sua riqueza,a casa era a melhor maneira, por ser um local onde os problemas e contradições daquela sociedade podiam ser esquecido.Somente em suas casas os burgueses conseguiam manter a ilusão de uma alegria harmoniosa e hierárquica, ali eles estavam cercados pelos objetos materiais. A residência era repleta de objetos, cortina,quadros,papeis de parede, louça, vasos todos muito ornamentados e feitos com matérias mais caros possível.
Para demonstrar toda essa riqueza era organizado jantares, assim eles mostrariam a todos, a sua riqueza.O Filme mostra que a nessas residências a vida privada era quase inseparada da pública, pois tinham funções diplomáticas e políticas. Cada atitude cada palavra tudo o que um burguês fazia ou