RESUMO Biogeografia Enviar
De acordo com as explicações obtidas no minicurso “Impactos Ambientais e Sustentabilidade”, ministrada pela professora, podemos observa os principais aspectos: direitos ambientais, urbanização, e condições ambientais. Nos quais a principal discussão estava relacionados as atividades desenvolvidas pelo homem na natureza, visando a degradação ambiental seu conceito, desertificação, ecossistema, desequilíbrio do ecossistema e ambiental.
Historicamente o homem sempre utilizou a natureza para sua sobrevivência. Com o passar dos anos, além desta finalidade, a natureza começa a ser explorada como fonte de mais-valia. Um dos fatores iniciais e principais que geraram a degradação ambiental foi a agricultura, pois para seu desenvolvimento as florestas foram derrubadas e queimadas, bem como extintas muitas espécies de animais.
INTRODUÇÃO
A preocupação como o meio ambiente tem origem na relação do homem com o meio que o cerca. A contínua degradação ambiental pela exploração irracional dos recursos naturais desencadeou uma série de eventos negativos de proporções globais, prejudicando a vida no planeta.
O Direito Ambiental é um ramo novo em estudo. Para ser considerado autônomo necessita de princípios ou mandamentos básicos que o fundamentem ou lhe dêem consistência. Nesse sentido, o Princípio da Precaução é tratado muitas vezes como sinônimo de prevenção. Há doutrinadores que procuram diferenciá-los, mas ambos se confundem e estão relacionados. (SAMPAIO, 2003). A precaução antecede a prevenção e sua preocupação não é apenas evitar o dano ambiental, mas impedir os riscos para o ambiente.
O impacto ambiental é definido no Brasil pela Resolução 001/86 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que entende ser: “qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que direta ou indiretamente afetam: a) a saúde, a segurança e o bem-estar da população;