A entrevista de ajuda
A entrevista de ajuda Capítulo 2 – Os Estágios
Pontifícia Universidade Católica de Campinas Campinas - 2003
A Entrevista de Ajuda Capitulo 2 – Os Estágios
Bruna C. Amor Campos Cristiane Lemos Paulo Lívia Maria Baltieri da Silva Marina M. Almeida Michel Antonio Fernandez Michelle Patrícia Rodrigues de Azevedo Suhaila Ahmad Harati Thaís
ESTÁGIOS Finalmente chegou o grande dia de sua primeira entrevista. O entrevistado está do outro lado da porta. Ao se aproximar da porta você pensa em tudo que leu, estudou, aprendeu, praticou, mas mesmo assim você se sente desprotegido, com apenas uma porta entre ele e você. Nesse momento acontecera a lição mais importante: que não exista ninguém a não ser você e o entrevistado. Nesse momento você está assustado e indeciso. O entrevistado só pode contar com você, mas na realidade você pode contar com ele. Ele veio com um objetivo especifico. Como você poderá ajudá-lo , fará você aprender a confiar nele, e isso ajudará a dar-lhe a ajuda que necessita. Mais uma palavra antes de girar a maçaneta: talvez tudo que você aprendeu seja verdadeiro ou útil a você, mas na realidade a entrevista é uma habilidade, uma ciência, em que cada um precisa descobrir seu próprio estilo e instrumentos para trabalhar melhor. E esse estilo amadurece de acordo com as experiências, estímulos e reflexão.
ABRINDO A PRIMEIRA ENTREVISTA O autor distinguiu dois tipos de 1ª entrevista: 1ª. Iniciada pelo entrevistado. 2ª. Iniciada pelo entrevistador.
INICIADA PELO ENTREVISTADO: alguém pede pra vê-lo. O mais simples é deixa-lo