Resenha entrevista de ajuda
BETIM
2013
LÚCIA RIBEIRO DURÃES
RESENHA CAPITULO 1 E 2 LIVRO ENTREVISTA DE AJUDA
BETIM
2013
Não devemos ajudar as pessoas a ponto de privá-las de alcançar o conhecimento por si própria, pois, desta maneira estamos impedindo o crescimento a mesma. É muito importante saber como começar a entrevista pois, temos que deixar o paciente a vontade para que possamos obter as informações necessárias para um bom tratamento.
A entrevista de ajuda pode ser realizada em qualquer lugar, depende da necessidade do momento, mas deve-se manter sempre como profissional. Em caso de se ter um consultório (sala) deixar o ambiente agradável e confortável para o profissional e paciente. No ambiente de trabalho sempre evitar interrupções durante o atendimento a um paciente, porque poderemos perder toda a evolução conseguida até aquele momento da consulta, também é importante manter-se sereno e atento a todo o comportamento e fala do entrevistado. Sempre dedicarmos tudo que formos capaz e necessário para ajudar o paciente dando assim confiança e a percepção que nos importamos com ele. Os fatores citados não são únicos como objetivo na entrevista mas são de vital importância em uma entrevista.
Existem os mecanismos de defesa, se na entrevista de ajuda conseguirmos a confiabilidade do paciente e através disto conseguirmos que o mesmo enfrente seus obstáculos a entrevista ajudará muito.
As experiências é que farão o profissional evoluir e encontrar seu estilo de entrevista. Há dois tipos de entrevista a iniciada pelo entrevistado e a iniciada pelo entrevistador, na entrevista iniciada pelo entrevistado deve-se deixar que ele comece a dizer porque veio a consulta, somente em últimas estancias é que se deve dizer algo para iniciar a entrevista no mais um simples bom dia, boa-tarde será de grande valia, nas entrevistas iniciadas pelo entrevistador devemos deixar claro o motivo da