resumo do livro entrevista de ajuda
Psicologia
RESUMO
Recife, 04 de Junho de 2013
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS - ESUDA
- Psicologia -
PLANTÃO PSICOLÓGICO EM ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO
Recife, 04 de Junho de 2013
Apresentação
Esse trabalho foi solicitado pela professora Maria Cláudia Pontual Peres para enriquecimento em nossos conhecimentos. O procedimento foi um resumo do livro de entrevista de ajuda do autor Alfred Benjamin, o qual relata suas experiências ao longo do seu trabalho. Ele transmitiu que esse livro fala justamente das questões criticas, positivas e negativas de como fazer entrevista de ajuda. O seu conteúdo simples para ser entendido por estudantes o pensamento e a linguagem é psicologicamente são bastante profundo e muito indicado para especialista em relações humanas.
Seu procedimento fala muito de Carl Rogers o grande criado da abordagem centrada na pessoa e foi um do percurso da teoria humanista e essa entrevista é um tipo de dialogo no quais muitas pessoas, representando diversas ocupações, está envolvida a maior parte do tempo.
Nas minhas relações com as pessoas descobri que não ajuda, em longo prazo, agir como se eu fosse uma coisa que não sou. (Pensamentos de Carl Rogers)
A entrevista de Ajuda A entrevista de ajuda é a mais preocupante, pois em nosso cotidiano existem dois tipos de entrevista: Aquela na qual o entrevistador procura a ajuda do entrevistado que seria o trabalho do jornalista que eles sempre estão em busca de conteúdos e aquela em que o entrevistador tenta ajudar o entrevistado que nesse caso é o psicólogo plantonista. A entrevista é um dialogo entre duas pessoas que tem um propósito, pois o objetivo principal é o de ajudar o entrevistado, ele é o centro e todo o foco da observação tem que ser nele e toda a importância do que ele esta falando e expressando em seus sentimentos. Tudo mais é acidente.
1 -