Relatório de Reportagem Multimídia - Diretas Já
Pelas ruas: As Diretas Já e a ascensão das Jornadas de Junho
Resumo
A reportagem multimídia “Pelas ruas” aborda a comemoração, em 25 de janeiro de 2014, dos 30 anos das “Diretas Já”, série de manifestações que ocorreu em 1984, no Brasil, na tentativa de reestabelecer as eleições diretas para presidente da República. São abordadas também as manifestações de junho de 2013, que, a princípio foram organizadas pela redução da tarifa de ônibus, mas que cresceram por vários fatores sociais desencadeados em diversas regiões do país.
Palavras-chave
Manifestações, Diretas, 2013, Jornalismo, Reportagem multimídia.
Objetivos
O objetivo do trabalho é produzir uma reportagem multimídia, apresentando um comparativo entre as Diretas Já e as manifestações que se iniciaram em junho de 2013. Essa comparação é feita pelo suporte midiático “Prezi”, que possibilita produzir uma apresentação sobre os temas abordados utilizando textos e multimídias (imagens, vídeos, sons, etc). O grupo deseja mostrar a importância dessas manifestações para a sociedade brasileira, a maneira como a imprensa cobriu os fatos e as diferenças e semelhanças entre os movimentos.
Referencial teórico
O processo de integração das redações impressas e digitais no Brasil possibilitou ao jornalismo uma grande mudança e um importante avanço, pois foi o momento de renovar e modernizar a profissão e os próprios meios de comunicação, acompanhando o desenvolvimento tecnológico da sociedade contemporânea.
Quando passa a ser, além de instrumental, também digital, o jornalismo procura alcançar a instantaneidade da rede e atender a necessidade de rapidez de informação da nova sociedade, que tem cada dia mais facilidade de acesso a diversos tipos de conteúdo pela internet e que quer um jornalismo moderno, crítico e de qualidade. (SOSTER JÚNIOR e LIMA, 2011)
A partir da convergência jornalística, os veículos de imprensa passaram por mudanças culturais e de matriz digital, pois houve