TIPOS DE SERVIDORES
As máquinas chamadas servidores de nome de domínio permitem estabelecer a correspondência entre o nome de domínio e o endereço IP das máquinas de uma rede.
Um servidor de nomes de domínio define uma zona, ou seja, um conjunto de domínios sobre o qual o servidor tem autoridade. O sistema de nomes de domínio é transparente para o utilizador.
O servidor mais comum chama-se BIND (Berkeley Internet Name Domain). Trata-se de um software livre disponível nos sistemas UNIX, desenvolvido inicialmente pela universidade de Berkeley, na Califórnia, e mantido pelo ISC (Internet Systems Consortium).
O processo para a descoberta dos servidores que respondem por um domínio é denominado resolução de nomes de domínio (resolver).
SERVIDOR DE WEB
Os servidores web são responsáveis por armazenar e trocar informações com outras máquinas. Por causa disso, pelo menos dois participantes são envolvidos em cada troca de informações: um cliente, que solicita informações, e um servidor, que atende a esses pedidos.
Cada lado exige também um programa especializado para negociar a troca de dados. No caso do cliente, é usado um browser, como o Internet Explore ou Firefox. No lado do servidor, porém, as coisas não são tão simples. Existem várias opções de software disponível, mais todos têm uma tarefa semelhante: negociar transferência de dados entre clientes e servidores via http (Protocolo de Transferência de Hipertexto), o protocolo de comunicações da Web. O software depende do sistema operacional escolhido para o servidor.
Uma comunicação simples entre o cliente e o servidor Web funciona da seguinte forma:
O browser do cliente decompõe a URL (o endereço da página) em várias partes, tais como o nome de domínio, nome da página e protocolo;
Um Servidor de nome de Domínio (DNS) traduz o nome de domínio, informado pelo usuário, para seu endereço de IP, que é uma combinação numérica que representa o endereço real do site na internet;
O Browser agora determina qual