estudo de caso
Campus Oeste
Curso De Psicologia
Intervenção Em Crise
Estudo de caso
Simone (nome fictício) 20 anos, namora Roberto (nome fictício) 25 anos, junto há dois anos, procurou o consultório porque tinha terminado com o namorado que é usuário de drogas, ela não é usuária, e ele é bem violento, narcisista, ele tem muito dinheiro, e bem afastado da família, as coisas acontecem da maneira que ele deseja, ele maltratava a família dele e ela também, já chegando a agredi-la.
Falou que estava se sentindo muito mal com o termino e acreditava que era culpa dela, que gostaria de mudar para ver se voltavam e tivesse uma relação saudável. Já não tinha, mas amigos porque eles não concordavam com a maneira que ele tratava ela, com isso ela foi se afastando dos amigos para não ouvirem falar mal dele. Sofria violência física e psicológica diariamente. Tinha um cachorro que compraram juntos, e ele não estava cuidando do cachorro, a empregada da casa ligava avisando que o cachorro estava sendo maltratado. Simone foi visitar o cachorro, e era tratada na casa dos pais como se nada tivesse acontecido, e em uma dessa visitas encontrou com ele e acabaram voltando. As coisas mudaram no inicio do retorno, mas com uma semana, as agressões físicas e psicológicas voltaram. E ela gostando muito dele não tinha como sair daquela situação.
1- Quais são os primeiros cuidados e manejos desse caso?
Os primeiros cuidados seria uma abordagem diretiva para tentar tirar o paciente do contexto de violência de risco. Tem que ser levado em consideração se ela quer sair desse contexto ou aprender a lidar com essa situação.
2- Quais as principais intervenções fariam?
A intervenção usada é o auto-imagem que serve como chave da personalidade e da conduta humana.
3- Que desafios encontrariam? Como manejariam esses desafios?
O maior desafio é o limite do outro, não podemos fazer nada pelo outro, querer pelo outro se ela não