oleo de tintas
LUIZ CARLOS ORTIZ HERNANDES JÚNIOR
FABRICAÇÃO DE TINTAS:
Tipos de óleos
SÃO PAULO
2014
LUIZ CARLOS ORTIZ HERNANDES JÚNIOR
FABRICAÇÃO DE TINTAS:
Tipos de óleos
Trabalho referente ao setor gráfico, tendo como foco os tipos de óleos mais usados na fabricação de tintas de impressão.
Orientador (a):
SÃO PAULO
2014
RESUMO
Este trabalho tem como finalidade mostrar os principais tipos de óleos e suas especificações técnicas e finalidades, no processo de produção de tintas para o setor gráfico.
Palavras- chaves: Gráfico. Óleos. Tintas.
1 INTRODUÇÃO
Para a fabricação de tintas de impressão são necessários componentes em sua formulação, sendo:
Resina: Entre os componentes das tintas, as resinas tem papel de destaque, pois são responsáveis pela formação da película protetora na qual se converte a tinta depois de seca. Existem vários tipos de resinas tais como as dispersões (emulsões) aquosas de vários polímeros, como por exemplo, cloreto de polivinila (PVA), poliacrílicos puros, copolímeros acrilo-estireno, vinil-acrílico, etc.; as resinas alquídicas são também muito importantes. As dispersões aquosas ou emulsões são utilizadas em tintas látex e seus complementos, enquanto as resinas alquídicas são usadas em tintas a óleo, esmaltes sintéticos e complementos. As resinas epóxi e poliuretanas são utilizadas em produtos mais sofisticados. As tintas industriais utilizam uma variedade muito grande de resinas e polímeros e a sua escolha é feita em função do tipo de substrato, da forma de aplicação, do método de cura ou secagem, das especificações do cliente, etc.
Pigmentos: Os pigmentos são partículas (pó) sólidas e insolúveis. Podem ser divididos em dois grandes grupos: ativos e inertes. Os pigmentos ativos conferem cor e poder de cobertura à tinta, enquanto os inertes (ou