Cerveja sem alcool
A cerveja é uma bebida composta por água, malte, lúpulo e levedura, obtida a partir da fermentação natural da cevada, na qual o açúcar existente nos próprios ingredientes é transformado em álcool.
Materias primas :
Agua- Águas com elevados teores de sulfato de cálcio está associada com cervejas amargas; menor teor de sulfato de cálcio e maior de carbonato de cálcio resulta em água apropriada para a fabricação de cervejas mais escuras e adocicadas. Já a cerveja pilsen necessita de água mole (pobre em cálcio e magnésio) para a sua produção.
malte – os utilizados em cervejarias são obtidos a partir de cevadas de variedades selecionadas especificamente para esta finalidade.
Lúpulo - é responsável pelo aroma acre e sabor amargo característicos da cerveja.
Leveduras - são utilizadas na indústria cervejeira graças à sua capacidade de transformar açúcar em álcool
Processo de Fabricação:
Malteamento: se obtém a degradação do endosperma dos grãos de cevada,e acumulação de enzimas ativas nestes grãos. O malteamento é dividido em três etapas, molha, germinação e secagem.
Molha - durante a molha, a percentagem de umidade do grão aumenta de cerca de 12 para 45%. Estão, assim, criadas as condições para o início do processo de germinação.
Germinação - a cevada, após a molha, é enviada para as caixas de germinação. Estas caixas têm um fundo perfurado, o que permite a circulação de ar umidificado através do leito de cevada.
Secagem - quando o processo de desagregação é julgado suficiente, a germinação é interrompida, secando o malte até teores em umidade da ordem dos 4%. A secagem é feita em forno por corrente de ar quente à temperaturas que variam de 20 a 100°C, conforme o malte que se deseja, claro ou escuro.
Mosturação: O processo de mosturação baseia-se exclusivamente em fenômenos naturais, tendo grande semelhança com o ato de cozinhar. A fase fundamental é a transformação de amido em açúcar por meio das enzimas do malte.