Economia
R: Porque em qualquer sociedade, os recursos ou fatores de produção são limitados, enquanto as necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam. Com isso, há a necessidade de escolher entre alternativas de produção e distribuição dos resultados. E essas escolhas levam às questões como o que e quanto produzir (dada a escassez, nem todos os bens poderão ser fabricados e mesmo a quantidade dos bens a serem fabricados será limitada pela disponibilidade de fatores de produção); Como produzir ( a sociedade deverá escolher, dados os fatores de produção - insumos produtivos e tecnologia - disponíveis, o método que maximiza o produto e minimiza o custo de produção) e finalmente para quem produzir (qual o mecanismo de repartição do produto).
2) O que mostra a curva de possibilidades de produção ou a curva de transformação?
R: Expressa a capacidade máxima de produção da sociedade, supondo pleno emprego dos recursos ou fatores de produção de que se dispõe em dado momento do tempo. Em suma trata-se de um conceito teórico com o qual se ilustra como a escassez de recursos impõe um limite a capacidade produtiva de uma sociedade, que terá que fazer escolhas entre diferentes alternativas de produção.
3) Explique a razão do formato da curva de possibilidades de produção ou curva de transformação. Ilustre graficamente.
R: O formato côncavo se dá pelo fato de que quanto mais se produzir (com incrementos iguais) um item X, maior será a queda na produção de Y (queda cada vez maior a cada incremento em X).
4) Analisando-se uma economia de mercado, observa-se que os fluxos real e monetário conjuntamente formam o fluxo circular da renda. Explique como esse sistema funciona.
R: Para entender o funcionamento do sistema econômico, vamos supor uma economia de mercado que não tenha interferência do governo e não tenha transações com exterior (