Conhecimentos do Corpo
Célula é conceituada como unidade estrutural responsável pelo funcionamento dos organismos vivos, sejam eles unicelulares, como as bactérias, ou pluricelulares, que através do agrupamento das inúmeras células formam os tecidos.
Existem dois tipos básicos de células, as procarióticas e as eucarióticas, onde a principal diferença entre elas está na estrutura e organização dos seus componentes.
Nas procarióticas, consideradas mais primitivas, não existe envoltório nuclear, dessa forma seu material genético encontra-se misturado com o citoplasma por não possuir membranas. Os seres procariontes são formados pelas bactérias.
Já as células eucarióticas, são mais complexas por possuírem núcleo organizado separado do citoplasma por uma membrana chamada de carioteca. Possui também diversas organelas com funções diferentes que determinam o funcionamento da célula. Os seres eucariontes são representados pelos reinos protista, plantae, fungi e animália.
2) Quais são as principais biomoléculas que compõem uma célula eucariótica animal e quais são suas funções?
As principais biomoléculas que compõem uma célula eucariótica animal são a água, os carboidratos, os lipídios, proteínas e ácidos nucléicos.
Suas principais funções são:
Água: possui propriedades químicas fundamentais para os organismos, serve de locomoção para as substancias e controla a temperatura dos seres vivos.
Carboidratos: são considerados a principal fonte de energia celular e também constituem a estrutura da membrana celular e da matriz extracelular.
Lipídios: são biomoléculas orgânicas constituídas por longas cadeias hidrocarbonadas apolares ou hidrofobias, sendo assim insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos, desempenhando funções como de reserva energética, estrutural e manutenção de temperatura corporal em animais homeotérmicos.
Proteínas: As proteínas são as moléculas orgânicas mais abundantes