a empresa em geral
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO - ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
RAFAEL DE AQUINO ARQUITETURA
SOROCABA-SP
2013
Atividades Práticas Supervisionadas – APS – PIPA ll – trabalho apresentado como exigência para a avaliação dos 2º/1º semestres, do curso de Administração da Universidade Paulista sob orientação de professores do semestre.
SOROCABA-SP
2013
SUMÁRIO
----------------------------------------FALTA COLOCAR NUMERAÇÃO DAS PAGINAS CORRESPONDENTES AO TEMA
APS - Atividades Práticas Supervisionadas – PIPA II 2º/1º SEMESTRES 2013
Disciplina Básica: Evolução do Pensamento Administrativo
TEMA: A aplicação de aspectos apresentados pelas teorias da administração em uma organização real: um estudo sobre as práticas administrativas em uma organização de (pequeno ou médio de acordo com os critérios do BNDES) porte.
1 – Revisão conceitual
FALTA COLOCAR BREVE INTRODUÇÃO
A partir da década de 1.940, perante as criticas feitas a Teoria Clássica pelo seu modo mecânico e á Teoria das Relações Humanas pelo seu modo ingênuo, estudiosos foram buscar nas obras do economista e sociólogo Max Weber a inspiração para uma nova teoria organizacional, a Teoria da Burocracia na administração. A Teoria da Burocracia tem ênfase na estrutura organizacional da empresa, a fragilidade e a parcialidade da Teoria Clássica e Teoria das Relações Humanas foram um dos motivos para o desenvolvimento da Teoria da Burocracia.
Sistema de incentivos materiais e salariais são características dentro do sistema de Weber, a máxima eficiência é o resultado almejado pela organização, diante de um modelo reacional de gestão. A burocracia é o modo da organização humana se basear na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos pretendidos. Weber distingue 3 tipos de sociedade, são